Events

Image

08/09/21

- For Portuguese speakers only - 

A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) foi proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a população em todo o mundo sobre a importância do oceano e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares.

Desde 2012, o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro – IMMC de Garopaba-SC, desenvolve no município um programa pioneiro de educação socioambiental onde as crianças do 4º e 5º ano de escolas públicas se tornam pesquisadoras e monitoras mirins do litoral que vivem, conhecendo de forma prática sobre as características desse ecossistema e sobre a importância de preservar suas riquezas socioculturais e ambientais. Além das crianças, o IMMC capacita professores para que possam agregar atividades relacionadas ao Oceano ao seu plano curricular de aula.

Com o apoio da Sustainable Ocean Alliance criamos esta capacitação on-line para 80 educadores do ensino fundamental de escolas públicas de todo o Brasil. O principal objetivo deste curso é promover aos educadores o conhecimento sobre o Oceano, a consciência e importância de preservá-lo, para que estejam aptos a repassar o conteúdo deste curso aos seus alunos de uma forma lúdica, prática e interativa, motivando-os a se tornarem ‘Guardiões Mirins do Oceano’.

O curso contém 8 aulas que incluem diversas características do oceano e de seus ecossistemas, bem como a sua importância para o planeta. Em cada aula o conteúdo é reforçado com experimentos científicos que são facilmente replicados com crianças, seja em sala de aula, seja no formato on-line, além de incluir recursos de apoio para assistir e pesquisar, como vídeos e sites que oferecem diversos materiais educacionais neste tema.

As aulas terão início no dia 08/09/21 e término no dia 27/10/21. Acontecerão semanalmente nas quartas-feiras, das 18h30min às 20h, por video-conferência na plataforma Zoom. Ao final do curso será entregue um certificado digital de participação para os professores que tiverem acompanhado ao menos 7 das 8 aulas do curso e que tenham realizado pelo menos duas atividades com seus alunos até o final do curso. A realização destas atividades deverão ser registradas por fotos ou vídeos e publicadas no google classroom e nas redes sociais da escola, contando como forma de avaliação do professor no curso.

 

Para participar da seleção clique no link abaixo e preencha a aplicação: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1bY52IxgzPAqQMppCTR_bcGYRRjVmfpSX2tRYf2hwXwBcKw/viewform?fbzx=-6272836188971809764