Latest News

A roadmap now aligns and connects EU and Ocean Decade programmes and mobilises partners within and outside the EU Today, at the UN Ocean Decade conference held in Barcelona, DG...
The 2024 UN Ocean Decade Conference takes place on 10-12 April in Barcelona, Spain, as the highlight of the Ocean Decade Week (8-12 April), and as cornerstone event within this...
Through a large-scale basin effort, representatives of 16 organisations from Argentina, Belgium, Brazil, Cabo Verde, France, Germany, Ireland, Morocco, Norway, Portugal, South Africa, and Spain have joined forces to establish...
22 November 2023, Cape Town, South Africa The Partners and Supporters of the All-Atlantic Ocean Research and Innovation Alliance (AAORIA), recognizing the urgency to act and the need to focus...
A All-Atlantic Ocean Research and Innovation Alliance foi destacada na Revista “Parcerias Estratégicas”

A All-Atlantic Ocean Research and Innovation Alliance foi destacada na Revista “Parcerias Estratégicas”

“Como conciliar a ação antrópica com a conservação dos mares? Quais os caminhos para mitigar aqueles efeitos das mudanças climáticas que, segundo a Ciência, são resultado das degradações impostas diretamente ou que, em alguma etapa, alcançam o ambiente marinho. Como manter a produção de alimentos, tirando do mar um dos seus melhores proveitos para o homem, sem, no entanto, agredir seu ecossistema? É vasto o número de indagações neste sentido, considerando que 70% da superfície do planeta Terra é coberta por água e, ainda, a importância deste elemento natural para a economia, a locomoção e, o mais importante, a sobrevivência da humanidade.

De modo a ampliar as reflexões sobre esta temática e a estimular o engajamento de indivíduos, organizações e governos na elaboração de propostas e na realização de ações, com vistas a responder aos questionamentos da atualidade neste âmbito, foi instituída, para o período de 2021 a 2030, a Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável.

Assim, esta edição especial da revista Parcerias Estratégicas reúne uma série de artigos que tratam dos principais esforços brasileiros no intuito de contribuir com o alcance dos objetivos da referida Década. Em seu conjunto, as abordagens também destacam: o quanto o oceano é fundamental para a vida na Terra; como o seu uso sustentável tem sido reconhecido nos patamares internacional e nacional; e como decisões políticas fundamentadas na pesquisa e na inovação têm sido importantes neste processo.

Tendo em vista a considerável extensão do Oceano Atlântico e o fato de que conecta o maior número de países, tais características são tidas como condições chave para a cooperação internacional no sentido de promover o conhecimento a seu respeito e de propor soluções para o seu uso sustentável. Neste contexto, o presente número destaca a participação brasileira na All-Atlantic Ocean Research Alliance (AAORA), uma aliança de pesquisa e inovação em todo o Atlântico, do Ártico à Antártica. Os artigos aqui apresentados são produzidos majoritariamente por cientistas do Brasil engajadas e engajados me iniciativas da mencionada aliança, em diversos papéis, oferendo um panorama da riqueza e do potencial que a AAORA tem para cooperar com a ciência oceânica brasileira e com a Década do Oceano.

Para a composição deste número, o CGEE agradece à titular da Coordenação-Geral de Oceano, Antártica e Geociências, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, Karen Silverwood-Cope, pela colaboração e, em especial, ao analista em Ciência e Tecnologia Sênior, Roberto Dantas de Pinho, pela importante contribuição na pauta e na organização dos conteúdos que tornaram possível a montagem desta revista”
O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) produz, semestralmente, a revista Parcerias Estratégicas, que apresenta contribuições de atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) para o fortalecimento da área no País. Esta edição é dedicada a All-Atlantic Ocean Research Alliance (AAORA).

Boa leitura!

Share: