Latest News

A roadmap now aligns and connects EU and Ocean Decade programmes and mobilises partners within and outside the EU Today, at the UN Ocean Decade conference held in Barcelona, DG...
The 2024 UN Ocean Decade Conference takes place on 10-12 April in Barcelona, Spain, as the highlight of the Ocean Decade Week (8-12 April), and as cornerstone event within this...
Through a large-scale basin effort, representatives of 16 organisations from Argentina, Belgium, Brazil, Cabo Verde, France, Germany, Ireland, Morocco, Norway, Portugal, South Africa, and Spain have joined forces to establish...
22 November 2023, Cape Town, South Africa The Partners and Supporters of the All-Atlantic Ocean Research and Innovation Alliance (AAORIA), recognizing the urgency to act and the need to focus...
More about Brazil’s new website for the UN Ocean Decade

More about Brazil’s new website for the UN Ocean Decade

[For our Portuguese-language audience]

Com mais de 7 mil km de litoral, com 17 estados e 11 capitais na zona costeira, o Brasil é um polo para as Ciências do Mar no Atlântico Sul e no mundo.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou no Dia Mundia do Oceano (8 de Junho de 2020) o site Década da Ciência Oceânica no Brasil, desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), uma unidade de pesquisa do MCTIC. O endereço digital faz parte das atividades do ministério no âmbito do Programa Ciência no Mar, lançado em novembro de 2019, com objetivo de promover até 2030 a gestão do conhecimento para o uso e exploração sustentável dos recursos do mar.

A iniciativa está em estreita convergência com os objetivos da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) da ONU. O planejamento da iniciativa é de responsabilidade da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (COI), na qual o MCTIC possui representação científica. Até 2021 o MCTIC organizará o Comitê Nacional para Década do Oceano com membros dos diferentes setores da sociedade e, liderados pela Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas (Sefae) do MCTIC, formulará um Plano Nacional para a Década do Oceano.

Para o secretário da Sefae/MCTIC, Marcelo Morales, a Década do Oceano é um convite para toda a sociedade tomar a ciência como bússola para o uso sustentável dos recursos marinhos. “No roteiro da navegação pela Década, o MCTIC tem um papel protagonista assumindo o timão do Sistema Nacional de C&T para mobilizar suas competências para a geração de novos conhecimentos dedicados à formulação de iniciativas e políticas baseadas em evidências científicas”, destacou.

No segundo semestre de 2020 o MCTIC organizará oficinas online voltadas para cada uma das Grandes Regiões do Brasil para integrar os setores da sociedade, conhecer os potenciais e os impactos em cada uma das regiões, suas peculiaridades e contribuições com o objetivo de subsidiar a construção do Plano Nacional para a Década do Oceano. “Assim como em outras Agendas de grande relevância para o País, o MCTIC assume uma liderança importante na promoção do desenvolvimento sustentável dos Oceanos ancorada na produção do melhor conhecimento científico disponível”, ressaltou o secretário.

Com mais de 7 mil km de litoral, com 17 estados e 11 capitais na zona costeira, o Brasil é um polo para as Ciências do Mar no Atlântico Sul e no mundo. O intuito do Plano Nacional para a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável é ser inclusivo, plural e ser o diferencial para o desenvolvimento brasileiro na próxima década.

A Década do Oceano

A ONU declarou a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), reconhecendo o papel fundamental da ciência para a tomada de decisão. O Brasil tem assumido uma posição de destaque e o papel da ciência, tecnologia e inovação da comunidade brasileira é essencial na construção desta iniciativa. Na Década do Oceano, todos os setores da sociedade, como pesquisadores, tomadores de decisões, sociedade civil, empresários e cidadãos, são convidados a se unir para formar a geração oceano, desenvolvendo uma cultura oceânica para conhecer e respeitar o papel do oceano na sua vida e a influência das suas ações, promovendo mudanças para termos um oceano mais saudável e um futuro mais sustentável.       

Cumprindo seu papel e participando das discussões para o Planejamento global, o MCTIC lidera as ações nacionais para a Década do Oceano. No Hemisfério Sul, o ministério sediou o “Workshop Regional do Atlântico Sul” em novembro de 2019, onde representantes de diferentes setores da sociedade dos países do Atlântico Sul se reuniram para discutir as prioridades e metas do Atlântico Sul. Também em 2019, a costa brasileira foi atingida por um vazamento de óleo desconhecido que mostrou a importância da ciência, tecnologia e inovação, especialmente no campo das Ciências do Mar, produzidas pelos pesquisadores brasileiros. O MCTIC promoveu ações de pesquisa emergenciais para o enfretamento e remediação do problema com investimento de R$7,5 milhões e o Edital de pesquisa para o óleo no mar a ser lançado em junho de 2020 no valor de R$ 4 milhões.

Acesse mais informações no portal do Programa Ciência no Mar: http://decada.ciencianomar.mctic.gov.br

Share: