News

Image

2023-01-09

A All-Atlantic Ocean Research and Innovation Alliance foi destacada na Revista “Parcerias Estratégicas”


“Como conciliar a ação antrópica com a conservação dos mares? Quais os caminhos para mitigar aqueles efeitos das mudanças climáticas que, segundo a Ciência, são resultado das degradações impostas diretamente ou que, em alguma etapa, alcançam o ambiente marinho. Como manter a produção de alimentos, tirando do mar um dos seus melhores proveitos para o homem, sem, no entanto, agredir seu ecossistema? É vasto o número de indagações neste sentido, considerando que 70% da superfície do planeta Terra é coberta por água e, ainda, a importância deste elemento natural para a economia, a locomoção e, o mais importante, a sobrevivência da humanidade.


De modo a ampliar as reflexões sobre esta temática e a estimular o engajamento de indivíduos, organizações e governos na elaboração de propostas e na realização de ações, com vistas a responder aos questionamentos da atualidade neste âmbito, foi instituída, para o período de 2021 a 2030, a Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável.


Assim, esta edição especial da revista Parcerias Estratégicas reúne uma série de artigos que tratam dos principais esforços brasileiros no intuito de contribuir com o alcance dos objetivos da referida Década. Em seu conjunto, as abordagens também destacam: o quanto o oceano é fundamental para a vida na Terra; como o seu uso sustentável tem sido reconhecido nos patamares internacional e nacional; e como decisões políticas fundamentadas na pesquisa e na inovação têm sido importantes neste processo.


Tendo em vista a considerável extensão do Oceano Atlântico e o fato de que conecta o maior número de países, tais características são tidas como condições chave para a cooperação internacional no sentido de promover o conhecimento a seu respeito e de propor soluções para o seu uso sustentável. Neste contexto, o presente número destaca a participação brasileira na All-Atlantic Ocean Research Alliance (AAORA), uma aliança de pesquisa e inovação em todo o Atlântico, do Ártico à Antártica. Os artigos aqui apresentados são produzidos majoritariamente por cientistas do Brasil engajadas e engajados me iniciativas da mencionada aliança, em diversos papéis, oferendo um panorama da riqueza e do potencial que a AAORA tem para cooperar com a ciência oceânica brasileira e com a Década do Oceano.


Para a composição deste número, o CGEE agradece à titular da Coordenação-Geral de Oceano, Antártica e Geociências, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, Karen Silverwood-Cope, pela colaboração e, em especial, ao analista em Ciência e Tecnologia Sênior, Roberto Dantas de Pinho, pela importante contribuição na pauta e na organização dos conteúdos que tornaram possível a montagem desta revista” 
O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) produz, semestralmente, a revista Parcerias Estratégicas, que apresenta contribuições de atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) para o fortalecimento da área no País. Esta edição é dedicada a All-Atlantic Ocean Research Alliance (AAORA).

Boa leitura!